top of page

GILSON E ALEMÃO: DE VEREADORES MENOS VOTADOS EM 2016 A PREFEITO E VICE REELEITOS COM A MAIOR VOTAÇÃO DA HISTÓRIA DE NANUQUE EM 2024

  • profademircomunica
  • 11 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Trajetórias de vida de Gilson e Gilmar têm muitos pontos parecidos



Gilson Coleta Barbosa (PP) e Gilmar dos Santos Pereira, o Alemão, prefeito e vice-prefeito reeleitos nestas eleições em Nanuque, têm histórias de vida bem parecidas. Um ponto que chama a atenção é que, na disputa de 2016, oito anos atrás, os dois foram os vereadores menos votados, e por pouco não ficaram de fora da Câmara.

 

A história começa 12 anos atrás, nas eleições de 2012. Gilson, aos 44 anos, filiado ao PTB, decide concorrer a vereador. Alemão, no PTN, com 31, faz o mesmo. Ambos estrearam com sucesso na política. Gilson obteve 560 votos e ficou em 5º lugar entre os mais votados; Alemão passou por pouco e, com 360 votos, ainda conseguiu a última vaga de vereador – 13º lugar.

 

Veio 2016. Seguiram naturalmente para a reeleição na Câmara. Os dois foram os menos votados: Alemão, já no Solidariedade, ficou em penúltimo com 282 votos, dois a mais que Gilson, no PROS, o lanterninha da disputa, com 280 votos.

 

2020 – O que parecia desanimador, capaz de atiçar o pessimismo, provocou efeito contrário. Gil e Gil, fundamentados na fé e apostando no melhor, decidiram firmar uma parceria na subida do degrau. Estimulados e orientados por assessores e amigos, e incentivados por apoiadores, particularmente o deputado federal Eros Biondini, amigo pessoal de Gilson, os dois foram à luta na formação de uma chapa de prefeito e vice: Gilson no PROS e Alemão no Solidariedade, do mesmo jeitinho de 2016.

 

Numa luta que parecia muito difícil, tendo adversários como o ex-prefeito por três vezes Nide Alves de Brito, que buscava o 4º mandato, e o então prefeito Roberto de Jesus, que tentava a reeleição, a dupla Gil-Gil se deu melhor e cravou 6.942 votos, correspondendo a 37,28% do total apurado, deixando para trás Nide (5.412 votos – 29,06%) e Roberto (2.828 votos – 15,19%). As eleições de 2020 tiveram oito candidatos, só que os demais ficaram abaixo de mil votos.

 


VIDAS BEM PARECIDAS


2024 - Gilson e Alemão cumpriram seus mandatos em harmonia, sem desavenças políticas, o que costuma acontecer na relação prefeito/vice. O governo iniciado em 2012 foi positivo em termos de obras e serviços, pagamento do funcionalismo em dia e outras conquistas que confirmaram aprovação do eleitor. No domingo, 6 de outubro, a consagração nas urnas: de novo, a dupla Gil-Gil brilhou, recebendo a maior votação da história dos quase 76 anos de Nanuque: 13.996 votos (68,71%).

 

O resto é história. (Prof. Ademir Jr.)

 

<> 

留言


bottom of page